Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - 26/07/2014 - Campinas

 Neste sábado, 26 de julho, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza apresentação gratuita na Concha Acústica do Taquaral, em Campinas. O concerto tem a regência do maestro Victor Hugo Toro e mostra obras de compositores europeus e latinos americanos.


 O programa abre com a obra ''Intermezzo'' da famosa zarzuela,''Las Bodas de Luis Alonso'' do compositor espanhol Gerónimo Giménez y Bellido, (zarzuela é uma obra musical, cuja característica comum é a alternância entre o canto e a declamação, baseadas em histórias de lendas e heróis da mitologia, em cenas épicas e de aventuras.).
 Segue com Zigeunerweisen (Árias Ciganas), de Pablo de Sarasate, também espanhol, onde temos a presença do violinista brasileiro, Davi Graton, como solista. Davi foi spalla da Orquestra Sinfônica da USP por doze anos e da Orquestra Experimental de Repertório por quinze anos. Atualmente é concertino e professor da Academia da Osesp e integrante do Quarteto Osesp.
 Dando sequência com o interlúdio ''Bacchanale'' da ópera 'Sansão e Dalila' do francês Camille Saint Saëns, que é a única ópera de Saint-Saëns, logicamente baseada no texto bíblico, e do compositor mexicano Arturo Marquez, ''Danzon nº2''.
 Novamente ao palco, para solo de violino, Davi Graton, em ''Meditation'', peça da ópera “Thais” do francês Jules Massenet. A ópera é ambientada no Egito durante o período romano e conta a história de Athanaël, um monge cenobita que tenta converter Thaïs, uma cortesã de Alexandria e devota de Vênus, ao cristianismo.A meditação, passagem mais famosa da ópera, é executada como interlúdio entre duas cenas do segundo ato, e faz parte do repertório clássico tradicional, sendo executada normalmente como peça de concerto.
 Para o encerramento, duas peças que vão levantar o público, a primeira a coletânea 'Caymminiana' das composições de Doryval Caymmi e arranjos do maestro brasileiro Cyro Pereira e a belíssima Bolero, do francês Maurice Ravel, que dispensa comentários, pois faz parte do repertório que encanta todo o mundo e com o público campineiro não é diferente.

Fonte: http://www.osmc.com.br/novo/noticias/651/osmc-se-apresenta-na-concha-acustica-lagoa-do-taquaral.aspx


      


Data: 21/12/2013 (sábado)

Horário: 18h00

Local: Auditório Beethoven (Concha Acústica do Taquaral)
Endereço: Avenida Heitor Penteado, s/nº - Portão 2 - Lagoa do Taquaral - Campinas/SP

Programa:

  • Gerónimo Gimenez: “Intermezzo de ''Las Bodas de Luis Alonso''
  • Pablo de Sarasate: Zigeunerweisen (Árias Ciganas)
  • Camille Saint Saëns: Samson et Dalia: Bacchanale
  • Arturo Marquez: Danzon nº2
  • Jules Massenet: Meditation de ''Thais'' - (francês)
  • Cyro Pereira: Caymminiana - (brasileiro)
  • Maurice Ravel: Bolero - (francês)
Entrada Franca

Classificação Etária: Livre

Mais Informações:
www.osmc.com.br


Comentários