terça-feira, 28 de abril de 2015

Orquestra Sinfônica da Unicamp - 30/04/2015 - Campinas

 Das terras frias da Escandinávia, viajaram personagens de histórias bem antigas, que atravessaram continentes, chegando até o Brasil. Quem não se lembra, por exemplo, dos vikings, os guerreiros de chapéus de chifres, ou de Thor, o grande herói das lendas escandinavas? É dessas mesmas terras que vem a música interpretada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp no concerto desta quinta-feira, 30 de abril, na Casa do Lago (Unicamp).
 O concerto têm regência de Cinthia Alireti e solos da harpista Angela Duarte. No repertório, obras de Johan Helmich Roman (Suécia), Carl Nielsen (Dinamarca), Einojuhani Rautavaara (Finlândia), Edvard Grieg (Noruega). Para finalizar, baseada em um “hit” da turnê de Charles Mingus pela Escandinávia, o grupo interpreta as Variações sobre um tema de Mingus, escrita pelo compositor e arranjador Tomaz Vital.


 Considerado o pai da música sueca, o compositor barroco Johan Helmich Romanse utilizou de caminhos melódicos e harmônicos surpreendentes para compor o seuConcerto grosso para 7 partes, ainda que orientado pelo estilo de Händel, Geminiani e Bononcini. Séculos mais tarde, na Dinamarca, destacava-se a Pequena Suite para cordas do ainda jovem compositor Carl Nielsen, que além de ter se tornado um grande sucesso, foi também a primeira obra regida pelo compositor. Mesmo que a Finlândia não tenha inicialmente pertencido ao núcleo escandinavo, ainda é associada a essa região por razões políticas e sociais. Musicalmente falando, o brilho espelhado e calmo das paisagens escandinavas pode ser apreciado nas sonoridades “congeladas” da Balada para harpa do compositor finlandês Einojuhani Rautavaara.
 De volta ao período barroco, desta vez através da Noruega do século 19, ouviremos a homenagem do compositor Edvard Grieg ao escritor do barroco norueguês Ludvig Holberg, entitulada Suite Holberg, que foi primeiramente escrita para piano e depois orquestrada para cordas pelo compositor.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


      

Data: 30/04/2015 (quinta-feira)

Horário: 19h00

Endereço: Rua Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Unicamp - Campinas/SP

Programa:
  • Johan Helmich Roman (Suécia, 1694-1758) - Concerto grosso em sol menor
  • Carl Nielsen (Dinamarca, 1865-1931) – Pequena Suite
  • Einojuhani Rautavaara (Finlândia, 1928) - Ballad para Harpa e cordas
  • Edvard Grieg (Noruega, 1843-1907) – Suíte Holberg, op. 40
  • Tomaz Vital – Variações sobre um tema de Charles Mingus
Entrada gratuita

Mais Informações:
www.ciddic.unicamp.br/osu.php