domingo, 27 de março de 2016

A Música de Beethoven e Tchaikovsky - 27 e 29/03/2016 - Campinas

 Neste domingo e terça-feira, dias 27 e 29 de março, os Concertos EPTV apresentam A Música de Beethoven e Tchaikovsky. Com entrada franca, os concertos oferecem ao público momentos inesquecíveis, reunindo os violinistas Cármelo de los Santos e Pablo de León, Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo), em apresentações que demonstram o enorme entrosamento artístico e pessoal entre esses grandes músicos.
 Cármelo de los Santos (violino), Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo), músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, com uma intensa agenda, se consolidaram entre os mais destacados do país, apresentando-se também com solistas mundialmente renomados como Emmanuel Strosser, Romain Guyot, Regis Pasquier, Roy Shiloah e Roglit Ishay.


 O programa dos concertos traz duas grandes obras de Beethoven e Tchaikovsky. Os últimos quartetos de cordas compostos por Beethoven ocupam um lugar especial em sua obra. E o Quarteto para cordas nº 14 em dó sustenido menor, opus 131, que abre o programa dos concertos, é um deles. Depois de compor a Nona Sinfonia, em 1824, Beethoven dedicou os dois anos e meio que lhe restavam de vida quase que exclusivamente à composição de quartetos. Como se, depois da grande sinfonia extrovertida e monumental, com uma grande mensagem pública de congraçamento da humanidade, o compositor agora precisasse se voltar para si mesmo. Isolado do mundo pela barreira da surdez, Beethoven tomava o caminho da experimentação, da pesquisa de linguagem, criando obras visionárias que uniam a mais elevada especulação intelectual à expressividade mais profunda e pessoal. O Quarteto opus 131 foge do convencional (tem sete movimentos, contra os quatro de praxe), e revela um sublime conjunto de variações sobre um tema não menos sublime.
 O programa segue com o Quarteto para cordas nº 1 em ré maior, op. 11, uma das primeiras obras a projetar o nome de Tchaikovsky internacionalmente. Uma curiosidade, em 1876 o quarteto foi incluído em um concerto em homenagem ao escritor Leon Tolstói, cuja comoção proporcionou uma das maiores satisfações da carreira de Tchaikovski. “Talvez nunca na minha vida meu orgulho de compositor tenha ficado tão lisonjeado e emocionado como quando Tolstói, sentado ao meu lado, prorrompeu eu lágrimas no Andante do meu primeiro quarteto”, escreveu Tchaikovski em seu diário. Dotado da riqueza melódica que caracteriza suas melhores composições, o Quarteto nº 1 continua mantendo hoje o poder de tocar os corações dos ouvintes.



      


  • Data: 27/03/2016 (domingo)
    Horário: 19h00.
    Local: Espaço Cultural Maria Monteiro
    Endereço: Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº - Vila Padre Anchieta - Campinas/SP

  • Data: 29/03/2016 (terça-feira)
    Horário: 20h00.
    Local: Teatro Brasil Kirin
    Endereço: Av. Iguatemi, 777 (Shopping Iguatemi Campinas - 3º Piso) - Vila Brandina - Campinas/SP

Programa:
  • L. van Beethoven (1770 – 1827)
    Quarteto para cordas nº 14 em dó sustenido menor, op. 131
  • P. I. Tchaikovsky (1840 – 1893)
    Quarteto para cordas nº 1 em ré maior, op. 11

Entrada Franca.
Retirada dos convites a partir das 18h00 do dia do evento. 01 (um) por CPF, limitado a lotação da casa.

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos.

Mais Informações:
www.teatrobrasilkirin.com.br
(19) 3294-3166