quinta-feira, 11 de maio de 2017

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - 12 e 13/05/2017 - Campinas

 A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza dois concertos especiais, com entrada gratuita, como parte da programação do I Congresso Brasileiro de Percussão, promovido pelo Instituto de Artes da Unicamp. As apresentações acontecem na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, no Teatro Castro Mendes. A regência é de Victor Hugo Toro, com participações dos solistas Sylvie Reynaert (marimba) e Emmanuel Séjourné (vibrafone). O repertório reúne três compositores de nacionalidades e linguagens distintas: o francês Emmanuel Séjourné (Concerto duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra), o brasileiro Lorenzo Fernández (Reisado do Pastoreio) e o argentino Alberto Ginastera (Danças do balé “Estâncias”, Op 8a).


 Os concertos têm início com o Concerto duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra, de Emmanuel Séjourné. A inspiração na música folclórica dos Balcãs fica presente em uma sonoridade potente, energética, rítmica e cheia de vida.
 Na sequência,  os músicos interpretam "Reisado do Patoreio", de Lorenzo Fernández. Trata-se de uma suíte de três danças – Reisado, Toada e Batuque. Essa obra faz referência às celebrações natalinas campesinas do interior do país. Os temas utilizados foram todos inspirados na música popular brasileira. Seu último movimento é o mais conhecido. Os batuques no país tiveram sua origem na música africana.
 Para finalizar, a Sinfônica executa as "Danças do Balé Estâncias, Op. 8a", de Alberto Ginastera. A obra de Ginastera é reconhecida como uma das mais criativas e originais da América Latina. O compositor utiliza de temas melódicos e ritmos nacionais com elementos da música tradicional européia. Entre um de seus alunos está o também argentino Astor Piazzolla.
 O balé "Estâncias" foi baseado em cenas diárias da vida argentina. Assim, pode construir uma imagem rica da tradição gaúcha do país. Baseado no épico de Martín Fierro, a criação de uma identidade nacional é o intuito da obra colocando o herói gaúcho como centro, antes colocado em uma posição marginalizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa.



    


Datas: 12 e 13/05/2017 (sexta-feira e sábado)

Horários: 20h00.

Endereço: Praça Corrêa de Lemos, s/nº - Vila Industrial - Campinas/SP

Programa: 

  • EMMANUEL SÉJOURNÉ (1961)
    Concerto Duplo para Marimba, Vibrafone e Orquestra
  • LORENZO FERNÁNDES (1897-1948)
    Reisado do Pastoreio
  • ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
    Danças do balé “Estâncias”, Op 8a

Entrada gratuita.
Retirada de ingressos no local duas horas antes do início das apresentações.

Mais Informações: