O Auto da Compadecida - 15 e 16/12/2017 - Campinas

 Nos dias 15 e 16 de dezembro, sexta-feira e sábado, o espetáculo teatral O Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, será apresentado em Campinas. A entrada é gratuita.
 João Grilo vai parar no tribunal celeste e não aceita as acusações do diabo (Encourado) diante de Manuel (Cristo) e chama por Nossa Senhora (Compadecida). Com toda sua esperteza, consegue superar o diabo. Vão para o purgatório: o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e sua mulher; Severino e o “cabra” vão para o céu; e João Grilo, graças à intervenção de Compadecida, volta à vida com a promessa de se portar direito. Reencontra-se com Chicó, que prometeu todo o dinheiro para Nossa Senhora.
 O protagonista dribla a má sorte de uma vida de miséria e fome no sertão do Nordeste com sua esperteza e trapaças, ao seu lado sempre está o amigo Chicó. É importante frisar que João Grilo e Chicó são recriações das personagens da Comedia dell’Arte italiana e de personagens da literatura universal.


 O Auto da Compadecida foi escrito em 1955 e deu destaque a Ariano Suassuna perante o cenário nacional. Os espectadores e os leitores logo se identificaram com a obra devido ao seu caráter popular e moderno que tinha como ferramenta a coloquialidade e o regionalismo nordestino. A peça mistura a literatura popular nordestina com os autos medievais resultando em um texto marcado por humor e caráter moral.


    
      


Datas: 15 e 16/12/2017 (sexta-feira e sábado)

Horários: Sexta-feira: 20h30 / Sábado: 16h00.

Local: Estação Cultura de Campinas - Sala dos Toninhos
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº (Antiga Fepasa) - Centro - Campinas/SP

Entrada Gratuita
Os lugares são limitados e senhas serão distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo.

Classificação Etária: Livre.

Mais Informações: