Paulo Miklos - 08/07/2018 - Campinas

 Neste domingo, dia 8 de julho, o músico e ator Paulo Miklos, ex-vocalista dos Titãs apresenta em Campinas o show "Centenário do Samba", com entrada gratuita.
 Em "Centenário do Samba", Paulo Miklos faz uma ponte entre o passado e o presente em uma viagem musical que propõe ainda a união do samba a outros gêneros, como o rock. Ao todo, 12 músicos acompanham o repertório, que reúne não apenas sucessos do samba ao longo de suas 10 décadas, mas também todos os subgêneros não menos importantes que deles se derivaram.
 O público poderá conferir desde o samba de roda - considerado o “pai” do samba nascido nos rincões do Rio de janeiro -, ao samba de raiz, feito nos morros cariocas no início do século; do samba-canção, nascido no fim da década de 20, de andamento moderado e temática sentimental; o samba-rock - do final de 1950, mesclando os movimentos do rock and roll com os passos do samba de gafieira; ao afrossamba, imortalizado por Vinícius de Moraes e Baden Powell nos anos 1960.


 "O chefe da polícia/pelo telefone/manda me avisar/que na Carioca/tem uma roleta/para se jogar (...)". Os famosos versos da música do compositor Ernesto Joaquim Maria dos Santos (o conhecido Donga) ganharam popularidade em "Pelo Telefone", e marcaram a história da cultura brasileira por ter se tornado o primeiro samba registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1916.
 Os músicos irão revisitar, ainda, o samba-enredo, nascido como um samba panfletário do Estado Novo e feito para o desenvolvimento do desfile da escola de samba; o samba-funk - da fusão com o funk norte-americano; o samba de breque, que compreende pausas para introduções declamatórias do intérprete e, por fim, a gafieira, influenciada pela formação das big bands americanas nas décadas de 1940 e 1950.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


    


📅   Data: 08/07/2018 (domingo)

🕜   Horário: 17h00.

⇒   Local: Concha Acústica - Parque Portugal
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/nº  - Taquaral - Campinas/SP

$   Entrada: Gratuita.

☒   Classificação Etária: Livre.

☏   Mais Informações: (19) 2116-0555.