Mostra SESI-SP de Música Erudita - 30/05 a 01/06/2019 - Campinas

 De 30 de maio a 1 de junho, quinta-feira a sábado, o SESI Campinas realiza a Mostra SESI-SP de Música Instrumental. Os ingressos são gratuitos.
 O evento contará com as apresentações dos grupos Artmanhas do SomSão Paulo Schola Cantorum e de Maria Sole Gallevi.


 O Artmanhas do Som apresenta a obra célebre de Saint-Saens com piano e narração teatral. O concerto apresenta a obra "O Carnaval dos Animais", de 1886, em uma versão para piano a quatro mãos. Além dos pianistas, um narrador e técnicas teatrais conduzem a peça, com texto original retratando o cenário político-social brasileiro. Apesar da aparente inocência e infantilidade, O Carnaval dos Animais representa uma mordaz crítica ao cenário musical de Paris no final do século XIX. Cheia de referências a outros compositores, Camille Saint-Saens –compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica, proibiu a execução da obra, sendo a estreia em concerto póstumo.
 O espetáculo “O Som Sagrado do Brasil” do São Paulo Schola Cantorum apresenta ao público a música e a história do nosso país através das vozes e do Cravo vermelho. Embora a distância entre os compositores e suas partituras do nosso público possa parecer grande à primeira vista, graças à mediação de nossos artistas torna-se discreta a medida em que a voz concretiza as emoções imaginadas e o cravo preenche de harmonias a sala de concertos. A apresentação do processo de restauro das partituras, bem como a leitura das obras ao cravo, instrumento ainda pouco conhecido das nossas plateias, certamente facilitará o acesso ao repertório – processo que poderá ser realizado antes da apresentação. Permeada de grande expressividade, a seleção que propomos juntamente com o comentário literário das obras do Pe. António Vieira, orador lembrado ainda hoje por sua ação em defesa dos povos indígenas, comoverá, sem distinções, a audiência do SESI-SP.
 Maria Sole Gallevi apresenta "Domitila", ópera é baseada nas correspondências entre D. Pedro I e Domitila de Castro. O espetáculo, de João Guilherme Ripper, é inspirado nas cartas trocadas entre o Imperador D. Pedro I e sua amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. A soprano e italiana Maria Gallevi traz com grande personalidade e senso cênico a beleza da história que retrata um pouco do nosso País. A ópera foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), em 2000, na categoria Música Erudita, como melhor obra camerístico, e contemplada com o Prémio Circuito Funarte de Música Clássica, em 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


    


📅   Datas: 25 a 27/04/2019 (quinta-feira a sábado).

🕜   Horários: 20h00.

⇒   Local: SESI Campinas - Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450 - Pq. Itália - Campinas/SP

♫   Programação:
  • Quinta-feira (30) - Artmanhas do Som apresenta Camille Saint-Saens “O Carnaval dos Animais”
  • Sexta-feira (31) - São Paulo Schola Cantorum apresenta "O Som sagrado do Brasil"
  • Sábado (1) - Maria Sole Gallevi apresenta "Domitila"

$   Ingressos: Gratuitos.

✗   Pontos de Retirada:
- CAMPINAS:
SESI Campinas - Amoreiras: 1 hora antes do espetáculo.

- INTERNET:
www.sesisp.org.br/meu-sesi

☒   Classificação Etária: Livre.

☏   Mais Informações: 
(19) 3772-4169.

Comentários