Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - 09/04/2022 - Campinas

 Com entrada gratuita, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta neste sábado, 9 de abril, na Igreja Santo Antônio. A regência é da maestrina convidada, Cinthia Alireti, tendo como solista de violino o spalla da Sinfônica, Walter Finatto. O programa está recheado com várias pérolas da música barroca e clássica, incluindo obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Bologne, Ludwig van Beethoven, Christoph Willibald Gluck e Joseph Haydn.

 
 O concerto terá início com a abertura da ópera “O Amante Anônimo”, uma ópera de câmara de 1780. De autoria de Bologne, um compositor negro pioneiro e contemporâneo de Mozart, a obra foi injustamente negligenciada. Conta a estória de Léontine, bela e jovem viúva que surpreendentemente começa a receber inúmeras cartas e presentes de um admirador secreto. No entanto, seu grande amigo Valcour, que se dizia desinteressado, confessa ser o apaixonado misterioso.
A peça de Beethoven, ‘Romance para Violino e Orquestra no. 2’ é uma de duas composições importantes que marcam uma preparação para o seu concerto para violino. Foi escrita em 1798 e publicada após 1805. O acompanhamento é para flauta, oboés, fagotes, trompas e cordas.
 ‘Intrada de Bastien e Bastienne’, de Mozart, é uma peça de inspiração popular e pastoral, que narra os amores tumultuados da pastora Bastienne com o pastor Bastien, intercalados com as intromissões e truques de um adivinho da aldeia onde moram.
 O concerto segue com "A Dança dos Espíritos", da ópera Orfeu e Eurídice. A obra é a mais famosa de Christoph Gluck, reconhecido por realizar a transição entre a ópera barroca e a ópera clássica.
 A obra de Haydn, ‘Sinfonia n. 84, em mi bemol maior In nomine Domini’ encerra o programa da noite. Essa ‘Sinfonia Concertante’ foi composta em 1792 em Londres para solo de violino, violoncelo, oboé, fagote e orquestra, o maior conjunto de orquestra utilizado por Haydn até aquele momento. Disse um jornal depois da estreia: “é uma obra profunda, suave, afetuosa e original”.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


    


📅   Data: 09/04/2022 (sábado).

🕜   Horário:18h00.

⇒   Local: Igreja Santo Antônio
Endereço: Av. da Saudade, 854 - Bairro Ponte Preta - Campinas/SP
 
$   Entrada: Gratuita.
Obs.: É recomendável o uso de máscara.

☒   Classificação Etária: Livre.

☏   Mais Informações: 
(19) 2116-0951.
 
Os eventos divulgados são de responsabilidade exclusiva dos próprios Organizadores, os quais são os únicos responsáveis por estabelecer as condições de venda, realização e cancelamento dos eventos, obedecendo a legislação em vigor, dentre elas eventuais Decretos Federais, Estaduais e/ou Municipais que autorizem a realização de eventos.  
 

Comentários